O curso de Cavaquinho Express é um curso rápido para iniciantes, mesmo que você nunca tenha pegado em um instrumento. E também para aqueles que estão cansados de ficar só pesquisando e tentando aprender sozinho pela internet. Com o Curso de Cavaquinho Express, o aluno terá todo material em vídeo aula e em PDF de uma forma bem didática e fácil de aprender. E o aluno também terá todo acompanhamento do professor Fabrício Silva, que ja está no mercado a mais de 15 anos ensinando de um jeito fácil a tocar o cavaquinho.
Além de ser capaz de afinar o seu cavaquinho, conhecer as partes do cavaquinho, como ler diagramas de acordes e ser capaz de mudar rapidamente entre as formas dos acordes, a afinação é um dos aspectos mais essenciais para conseguir aquele som genuíno de cavaquinho. No texto abaixo, aprenderá a dedilhar o seu cavaquinho.
Como Segurar A Palheta Para Tocar Cavaquinho
Quando comecei a tocar cavaquinho, fi-lo de uma forma diferente. Juntei a ponta do meu polegar e o dedo indicador como se estivesse a segurar uma palheta. Puxei para baixo com o prego do dedo indicador e puxei para cima com a ponta do polegar. Talvez isto se deva ao facto de eu ter um fundo de guitarra, mas achei esta uma forma mais fácil de dedilhar no início. Também se quer ter a certeza de dedilhar no local correcto. Se tocar demasiado perto da ponte ou demasiado alto no pescoço, o som será fraco. Descobri que o melhor local para tocar o cavaquinho é diferente em cada instrumento, mas é à volta da zona onde o pescoço se encontra com o corpo (ver zona vermelha na imagem abaixo).
Por vezes, verá padrões de dedilhação anotados como texto. Não encontrará padrões de strumming aqui no UkuTabs porque não são permitidos ao abrigo da lei de direitos de autor. A lei não nos permite explicar como tocar uma canção específica aqui, mas pode encontrar a notação para cordas abaixo (de Al).
Qual é o padrão de dedilhação para isto?" Infelizmente, não há uma resposta real. Não é como uma progressão de acorde onde há um acorde certo e um acorde errado. É possível usar diferentes padrões de cordas e ainda assim funcionará. É uma habilidade importante ser capaz de escolher os seus próprios padrões de cordas. Abaixo pode encontrar alguns dos padrões de dedilhação mais comuns. Experimente-os e veja se se adaptam à canção.
Demilson Cardoso Oliveira, mais conhecido como Molequinho do Cavaco é paraense, começou a tocar violão aos 18 anos de idade e aos 23 aprendeu cavaquinho, sempre como autodidata. Passou a apresentar-se em vários grupos de samba, entre eles: Grupo Tem Q Rolar, Grupo do Bilão, Louca Paixão, Família Ld, etc.
Além do método escrito e detalhado com imagens, você terá acesso a aulas exclusivas gravadas e atualizadas onde explico passo a passo cada etapa necessária para você aprender a tocar a batida do cavaco
O método cavaquear foi criado pelo Toshyro do Cavaco ou Felipe Santana. Professor de cavaquinho e com mais de 20 anos tocando e compondo músicas no cavaco, ele criou o Método Cavaquear de Fundamentos Básicos de Cavaco e Batida para ajudar seus alunos.
Qual o melhor tipo de palheta para você? Esse é uma questão que muitas pessoas simplesmente não fazem quando estão começando a tocar guitarra. Mas, com certeza a escolha da palheta é muito importante.
Por quê? Bom, a palheta influencia diretamente no som que você vai conseguir tirar da guitarra. Por isso, você tem que ficar ligado em algumas características suas para escolher bem.
Esse talvez seja a característica mais importante para saber qual o melhor tipo de palheta para você. As espessuras das palhetas são medidas em milímetros (mm). Normalmente, elas variam entre 0.38mm até 3.0mm.
As mais finas NÃO são boas para solo. Portanto, se você é apaixonado por guitarra solo a melhor escolha seria uma palheta mais grossa. Por outro lado, se você gosta de tocar batidas rítmicas as palhetas finas são uma boa escolha para você.
Seguindo a mesma teoria, as palhetas mais grossas são o oposto. Se você só quer saber de solar, pode escolher esse tipo sem medo de ser feliz. Se você é iniciante e está na fase de aprender a tocar tudo, escolha uma palheta média, que vai ter permitir tocar tanto solo quanto batidas rítmicas.
O tamanho da palheta também é importante. Se você está começando, escolher uma palheta maior (tamanho padrão) é a melhor opção. Ela vai te permitir segurar com mais firmeza e, ao mesmo tempo, vai evitar um contato indesejável do dedo com as cordas.
Se você não está dando os primeiros passos, mas toca estilos que o contato das cordas com os dedos é indesejável, também escolha a palheta de tamanho padrão. Além disso, esse tipo de palheta ajuda guitarrista que também usam técnicas como tapping e palhetada alternada.
Se você ama tocar jazz, a indicação é que procure palhetas menores. Apesar de ser mais difícil de segurar, e de fazer o ataque às cordas, ela vai te propiciar um som pouco mais baixo por causa, justamente, do contato dos dedos com as cordas.
Muita gente não percebe, mas algumas palhetas têm o formato da ponta diferente. Umas são mais redondas do que as outras. Sua escolha, mais uma vez, deve ser baseada no tipo de guitarra que você gosta de tocar.
Para descobrir qual o melhor tipo de palheta para você, a forma mais adequada é TESTAR. Se você está começando a tocar, é claro que não tem experiência. Então compre uma palheta e use por um tempo. Depois escolha uma diferente. Faça isso até decidir qual a que melhor serve para você.
O curso possui uma grande riqueza de conteúdo e materiais de apoio que vão facilitar muito o andamento do curso, além de 9 bônus incríveis que vão impulsionar ainda mais o seu aprendizado, lhe permitindo aprender cavaquinho em poucos meses o que poderia levar até alguns poucos anos, assim como aconteceu com o Thiago.
Nessa nova versão 3.0 atualizada, o curso ajuda com as principais dúvidas e necessidades dos alunos de cavaquinho, ensinando tudo de forma bastante dinâmica e específica para o seu nível atual, seja iniciante, intermediário ou avançado.
Neste site nós vamos apresentar algumas informações e dicas essenciais para você dar o pontapé inicial nos seus estudos. Antes de você pegar o seu instrumento para tocar, é muito importante ficar por dentro dos temas que vamos mostrar a seguir. Então embarque com a gente e seja muito bem-vindo do fantástico mundo do cavaco.
Serão apresentados os materiais que podem ser usados na fabricação do mais precioso instrumento da turma das cordas, assim como todas as suas espessuras existentes. Além disso, você vai conhecer a palheta mais confortável do mundo e alguns modelos exóticos.
A seguir, você vaiconferir palhetas feitas dos mais diversos materiais. Algumas são mais usadasdo que outras, e cada uma é recomendada para situações específicas, com seusprós e contras. O melhor modelo para você será o mais compatível com suascaracterísticas como instrumentista.
A variação dasonoridade depende da madeira utilizada na fabricação. Se não for de um tipomais duro, a palheta pode produzir um som abafado. Com o tempo, ela tende aesfarelar, pedindo uma nova camada de cera e polimento. São legais para quemgosta de explorar um som mais clean.
Na divisão por tamanho, há cinco tipos de palheta. O limite de espessuraentre cada um varia de marca para marca. Com exceção da extra-fina, todas sãobem populares. Então, confira todas as espessuras de palheta existentes:
As médias (M ou Medium) são as mais usadas das três principais (leve, média e pesada). Isso se dá por serem o meio termo, adequando-se mais à preferência de muitos guitarristas. Por não serem tão flexíveis quanto as finas, as palhetas médias conseguem transferir mais força para a corda, sendo recomendadas para fazer licks e bends, por exemplo.
Ela se chama LEAP,e foi desenvolvida pela empresa americana BOG Street Music. Seu designapresenta um orifício no centro, para que os dedos polegar e indicador entremem contato enquanto o músico estiver tocando. Segundo os desenvolvedores, taiscaracterísticas reduzem a pressão necessária para segurar a palheta e,consequentemente, aumentam a sensação de conforto.
Os modelos da LEAP apresentam três medidores diferentes cada, que variam de 0.45mm a 1.5mm. Apesar de ser ligeiramente maior que o padrão, possibilita movimentos confortáveis e ajustes de aderência para os músicos que gostam de usar a palheta para criar efeitos harmônicos.
O céu é o limitepara a criação de palhetas! Existem até as imaginárias (quem nunca uniu aspontas dos dedos indicador e polegar e ficou tocando no ar), não é mesmo? Sendoassim, listamos mais umas palhetinhas marotas para você colocar na sua coleção!
Equipada com 18 filetes de metal articulados, essa palheta aumenta a energia e a frequência do som das cordas. Trata-se de um acessório projetado para ser aplicado às técnicas de sweep picking, palhetada alternada e palhetada circular.
Você viu que nemcomentei sobre as palhetas caseiras, isto é, aquelas que fazemos com cartão decrédito, tampa de margarina e demais materiais, não é mesmo? Mesmo assim, deupra sacar a variedade desse setor e entender como cada tipo se encaixa nosperfis de músicos.
Aulas Totalmente online, via whatsapp ou Skype.Pacotes de aulas em vários níveis em videos + PDF.Aulas de violão e guitarra para todos os níveis e idades.Aula 1: Conhecendo a guitarra/ViolãoObjetivos: aprender os nomes das partes da guitarra e do violão, a localização das notas no braço da guitarra, a representação por cifras e por tablatura.Aula 2: Como segurar a palhetaObjetivos: aprender a segurar a palheta da forma mais eficiente possível para tocar bases e solos.Aula 3: Primeiros acordesObjetivos: aprender os principais acordes maiores, menores e com sétima, e aprender como mudar de um acorde para outro com mais agilidade.Aula 4: Trabalhando a mão direita e o ritmoObjetivos: saber como utilizar a mão direita, treinando ritmos e levadas.Aula 5: Tocando power chordsObjetivos: aprender como usar power chords e a técnica de palm muting.Aula 6: Power chords ? mão direitaObjetivos: ver com detalhes a execução da mão direita nos exercícios de power chords.Aula 7: Acordes com pestanaObjetivos: tocar acordes em formato de pestana dentro de ritmos e levadas.Aula 8: Tocando dedilhadosObjetivos: aprender a tocar guitarra com dedilhados na mão direita.Aula 9: Começando a solar com ligados e slidesObjetivos: iniciar as técnicas de solo na guitarra: ligados (hammer-on e pull-off) e slides.Aula 10: Ligados ? parte IIObjetivos: realizar exercícios complementares para o desenvolvimento mais amplo da técnica de ligados.Aula 11: Executando bendsObjetivos: aprender a técnica de bend na guitarra, como executar com clareza expressão, com diversas aplicações.Aula 12: Executando arpejosObjetivos: aprender a técnica de arpejo e sweep picking na guitarra.Aula 13: Tocando com palhetada alternadaObjetivos: aprender a técnica de palhetada alternada com exercícios básicos.Aula 14: Palhetada alternada ? parte IIObjetivos: realizar mais exercícios para desenvolver a técnica de palhetada alternada, tocando 4 notas por corda.Aula 15: Economy PickingObjetivos: entender a diferença entre economy picking e palhetada alternada, aprendendo como analisar e escolher a melhor forma de palhetar com velocidade e precisão.Aula 16: Palhetada alternada ? parte IIIObjetivos: conquistar independência e velocidade nos dedos com uma ampla bateria de exercícios de palhetada alternada.Aula 17: Bases Rítmicas, Solos completso usando todas as técnicasObjetivos: colocar em prática todas as técnicas aprendidas tocando músicas conhecidas no violão e guitarra.Aulas ao vivo por whatsapp, Telegram ou Skype. Videos disponíveis, material didático, back track.whatsapp: (informação ocultada) 2ff7e9595c
Commentaires